DIcas Maxar

Antes de comprar ou contratar qualquer produto, o consumidor deve realizar uma pesquisa  de preços certo?

Resposta: Sim, mas deve-se também, conhecer um pouco sobre o produto ou serviço de interesse para não ser enganado.

Infelizmente no mercado atual, existem fornecedores que oferecem produtos fora das normas técnicas (NBR 15.575 e NBR 10.821) ou produtos que não atendem aos determinados projetos, seja por má-fé ou por falta de conhecimento técnico.

A MAXAR não possui a pretensão de ser a única fornecedora de produtos, ou serviços do mercado, mas almejamos brigar por você, cliente que valoriza seus recursos tão escassos  de forma justa.

 

Pensando nisso a MAXAR SOLUÇÕES EM ALUMÍNIO, elenca abaixo algumas dicas para você consumidor, que procura e merece o melhor produto  ou serviço.

Alumínio

Os perfis de alumínio usados na Engenharia Civil, são extrusados por grandes grupos econômicos (ALCOA, ASA ALUMÍNIO, BELMETAL entre outros.) A Alcoa lançou a linha suprema e gold, que são referências em qualquer serralheria de alumínio. A linha suprema tem 25mm e a linha gold 32 mm de espessura nos montantes, ou seja, onde você pega para abrir ou fechar. Não entendeu? Pegue uma trena e meça a espessura de um perfil. ( Se for uma porta será a espessura da folha da porta).

gallery/porta-social-em-aluminio-com-postigo-e-grade-classic-alfort-direita-216x88cm-branco-sasazaki-1232666-foto-1

Há  no mercado outras linhas de produtos, cada extrusora tem sua linha de perfis.

Você consumidor precisa de janela,  uma porta para sua casa ou comércio e ligou em uma empresa fabricante de esquadrias de alumínio e disse: Eu preciso de tal produto para um vão de "X" metros! E o fornecedor falou: A linha Suprema fica "x" Desconfie imediatamente deste fornecedor.

 

A linha Suprema deixou de ser oferecida pela ALCOA desde o ano de 2009, pelo produto não atender as normas técnicas. Foi substituída pela linha INOVA da Alcoa, mas ainda temos no mercado, fabricantes de esquadrias, seja por total desconhecimento das normas ou por má-fé, que ainda estão a vender a linha suprema.

 

Veja abaixo alguns vídeos publicados por pessoas, que estão com problemas técnicos, infelizmente o barato saiu caro para eles.

Linha 20, 25 ou 32 mm

Como já mencionamos acima , há no mercado diversas extrusoras de perfis de alumínio de 20, 25, 32 mm entre outras linhas por exemplo: A linha 20 mm é uma linha de perfil mais fino, a linha 25 mm atende bem a maior parte dos projetos, já a linha 32 mm mais robusta.

 

O "X" da questão é saber o que está comprando em seu projeto. Uma vez que todos os fabricantes de esquadrias compram o alumínio em barras de 6,00 metros e o preço é por R$/KG, logo se o perfil é mais fino, fica mais barato.

Então em sua pesquisa de preços, desconfie de valores discrepantes.

 

Cada perfil tem a sua aplicabilidade, dependendo de variáveis. (Tipologia, ambiente e local). Seu fornecedor tem por obrigação de entender sua necessidade e apresentar um produto que atenda suas perspectivas em seu projeto.

Vidro

A diferença entre VIDRO COMUM, TEMPERADO E LAMINADO.

Vidro é tudo igual? Não! Não. Pelo contrário vidro é um material muito versátil e cada um deles possui caracteristicas próprias, definidas nos processos de fabricação. Que os tornam um dos materiais mais utilizados nas indústrias.

 

O vidro não é diferente do alumínio. Temos diversos tipos: (Comum, temperado, Laminado, blindado, entre outros). Bem como, em diferentes espessuras 4mm, 6mm, 8mm, 10mm e 12mm.

O vidro é vendido em chapas e dependendo da espessura custa"x", logo um vidro comum de 4mm é mais barato do que o de 6mm? Qual o tipo de  espessura usar?

Resposta: Depende de onde e como será utilizado, mas a ABNT, possui normas que abordam o assunto, mas será que seu fornecedor segue as normas e está te oferecendo o vidro "x" com segurança que atenda a sua necessidade e traga segurança?

NBR 7199 - Vidros na Construção Civil - Projeto, Execuções e aplicação.

NBR 4718 - Guarda Corpo

Vidro Comum

O vidro comum é transparente, liso,duro e impermeável e sua fórmula serve como base para a criação de outros tipos de vidros. Apesar de suas boas qualidades, possui baixa resistência mecânica, além de ser mais frágil e fungível.

 

Vidro Temperado

Cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que um vidro comum com sua espessura semelhante, o vidro temperado é considerado o vidro de segurança. Por ser resistente pode ser utilizado em aplicações estruturais autoportantes sem a necessidade de caixilhos.

O tratamento térmico de têmpera, consite no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700 Cº ( Estado Plástico), para ser resfriado bruscamente. Com esse tratamento o vidro temperado, passa a ser mais resistente a flexão e passa a suportar diferenças de temperaturas de até 200 Cº.

 

Vidro Laminado

Também considerado um vidro de segurança o vidro laminado é composta de duas ou mais placas de vidro, unidas por uma ou mais camadas intermediárias de PVB (Polivinil butiral) e, por essa razão, é mais resistente a impactos.

Além de aumentar a resistência a impactos, a película plástica de PVB, também tem a função de filtrar em 99,6%  os raios ultravioleta, responsáveis por descolorir móveis, tecido e objetos.Os laminados possuem também uma característica de redução de ruídos, através do amortecimento das vibrações sonoras, pela camada de PVB.